Uma equipa do Serviço de Controlo Integrado de Pragas (SCIP) da Câmara Municipal de Lisboa, com apoio do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB), destruiu um vinho de vespa velutina (conhecida como vespa asiática), que se encontrava num prédio na freguesia de Benfica.
Segundo a corporação, o alerta para a ocorrência foi dado pelas 13h54 desta quinta-feira e o ninho estava no "alto de um edifício na Calçada do Tojal, em Benfica".
"Compete à equipa SCIP proceder à inoculação destes ninhos na cidade, procedimento que é apoiado e acompanhado pelo RSB sempre que necessário e solicitado", lê-se numa nota publicada na rede social Facebook.
Proveniente do sudeste asiático e distinta da vespa europeia, a vespa asiática é um inseto mais escuro e um pouco maior, de corpo aveludado e patas amarelas. Ao alimentar-se de abelhas autóctones e outros insetos polinizadores, a vespa asiática coloca em risco todo o ecossistema e, por isso, representa uma preocupação para toda a comunidade.
Esta espécie de vespa predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, na região de Viana do Castelo, tendo posteriormente expandido pelo noroeste e centro do país.
Pode ver imagens da destruição do ninho na galeria acima.
Leia Também: Mãe "embriagada" abandona criança em Lisboa. O que se sabe até agora?