Uma foca tem sido avistada, nos últimos dias, nas praias de Cascais, distrito de Lisboa.
O primeiro avistamento aconteceu na quarta-feira, na Praia dos Pescadores. A RALVT - Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo revelou, através das redes sociais, que recebeu um alerta da Polícia Marítima de Cascais, pelas 17h45, e que dava conta da presença da foca-cinzenta naquela praia.
A equipa da RALVT "deslocou-se o mais rapidamente possível ao local para averiguar a situação" , "após monitorização durante aproximadamente duas horas, "a foca acabou por sair da baía e seguir para mar aberto, não tendo sido possível nenhuma intervenção" no animal.
Na sexta-feira, a RALVT "voltou a receber um alerta de avistamento da foca-cinzenta", "mas desta vez o animal foi avistado junto ao Paredão na zona do Monte Estoril".
"O animal encontrava-se a flutuar na água aparentemente em posição de repouso. Não eram visíveis nenhuns ferimentos externos, nem havia redes ou outros detritos a prender o animal e este também não parecia emaciado (magro)", explicaram.
Após uma monitorização de aproximadamente três horas, "o animal acabou por submergir e afastar-se para mar aberto sendo que ainda foi realizada uma vistoria de barco para ver se o animal era avistado novamente".
Para garantir a segurança e bem-estar do animal, a RALVT apela "à população que não se aproxime" e "não tente interagir com ele, dando-lhe a oportunidade de poder descansar".
Leia Também: Trabalhador acaba fechado em recinto de leões. Zoo de Belfast investigado