Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

ASAE encerra dois estabelecimentos nas praias da Costa da Caparica

A operação contemplou a fiscalização de 11 operadores económicos, "tendo sido instaurados seis processos-crime".

ASAE encerra dois estabelecimentos nas praias da Costa da Caparica
Notícias ao Minuto

17:25 - 25/08/24 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa levaram a cabo uma operação de fiscalização conjunta nas praias da Costa da Caparica, nomeadamente na praia de S. João, Frente Urbana e Fonte da Telha, no concelho de Almada, que culminou com o encerramento de dois estabelecimentos de restauração por falta de higiene.

 

A ação, que se iniciou na tarde e sábado e terminou na madrugada de domingo, visava "a proteção do consumidor, a promoção de uma concorrência saudável entre os operadores económicos e a salvaguarda da saúde pública", elencaram as autoridades, em comunicado enviado às redações.

A operação contemplou a fiscalização de 11 operadores económicos, "tendo sido instaurados seis processos-crime, relacionados com géneros alimentícios avariados (impróprios para consumo), fraude sobre mercadoria relacionado com o reenchimento de galheteiros com azeite de menor qualidade e usurpação de atividade musical".

Foram ainda detetadas "sete infrações contraordenacionais, designadamente por violação dos deveres gerais das entidades exploradoras, falta de rotulagem de bebidas alcoólicas, uso indevido de galheteiros não invioláveis e deficiências ao nível das condições de higiene", indicou a nota.

A ASAE salientou também ter determinado "a suspensão imediata da atividade de dois operadores económicos" por falta de higiene em estabelecimentos de restauração, além de ter "apreendido diverso material de som, géneros alimentícios impróprios para consumo, cerca de 20 galheteiros e bebidas alcoólicas diversas, tudo num valor aproximado de 11.500 euros".

Seis indivíduos foram constituídos arguidos, tendo ficado sujeitos a termo de identidade e residência.

A operação reuniu 10 inspetores da ASAE e 27 elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa.

Leia Também: Francesa em estado grave após cair de ravina em praia de Alvor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório