O distrito de Lisboa foi abalado por um sismo pouco depois das 5h da madrugada desta segunda-feira. O tremor foi, porém, sentido um pouco por todo o país, de acordo com a Proteção Civil.
De acordo com o IPMA, trata-se de um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter, ocorrido às 5h11, a 16 km de profundidade, com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.
Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) descreve um sismo de magnitude 5.4, ocorrido às 5h11, com epicentro a uma distância de 78 km a su-sudeste de Setúbal e a 58 quilómetros a su- sudoeste de Sesimbra.
O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, que estimou uma magnitude de 5,4 na escala de Richter.
Em baixo, pode ver um dos vídeos captados por câmaras de segurança no interior de uma residência:
Tremor de terra em Lisboa. pic.twitter.com/pPRTa1xVyE
— João (@01joaojoao) August 26, 2024
A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal. A autoridade disse, ainda, não ter registo de vítimas nem danos de maior, uma hora depois do sismo moderado, de 5,3 na escala de Richter, registado esta madrugada ao largo de Sines.
"Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. A esta hora [06:00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas", disse o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com José Miranda, não há registo de vítimas, nem danos de maior a esta hora.
"Temos só informação a esta hora de uma situação numa rua de Sesimbra em que vão ser avaliadas possíveis fissuras em edifícios", disse.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
Se tiver informação adicional ou imagens sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com
[Notícia atualizada às 06h53]