Em comunicado de imprensa, a Autoridade Marítima Nacional adianta que as apreensões foram efetuadas por elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.
Durante a fiscalização, a Polícia Marítima "detetou uma embarcação de pesca local em plena prática da atividade em área de reserva natural, bem como fora da área de navegação e com a presença de um [elemento] não marítimo, que não constava no rol de tripulação".
"Foram ainda detetadas a bordo artes de pesca proibidas e diversas espécies de pescado que não podem ser capturadas na área de reserva", adiantou a mesma fonte.
A Polícia Marítima elaborou o respetivo auto de notícia e, como medida cautelar, apreendeu o material e os 52 quilos de pescado, sendo que 45 quilos foram vendidos em sistema de leilão, com o valor a reverter a favor do processo.
O restante foi doado à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto.
Na ação estiveram envolvidos três elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Vila do Porto, apoiados por uma embarcação.
A Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas situa-se a cerca de 33 milhas náuticas da ponta sudeste de São Miguel e a cerca de 20 milhas náuticas da ponta nordeste de Santa Maria, de acordo com a página da Internet dos Parques Naturais dos Açores.
Com uma extensão total de 52.393 hectares, o local "constitui um recurso natural de notável relevância e um verdadeiro berçário para muitas espécies marinhas", sublinha a Autoridade Marítima.
Leia Também: Cocaína apreendida em Portugal tinha como destino outros países europeus