Meteorologia

  • 18 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 25º

Prisão preventiva para suspeitos de montar laboratório de droga na Feira

Os três suspeitos de estarem associados a um laboratório de droga em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, ficaram em prisão preventiva, revelou hoje fonte judicial.

Prisão preventiva para suspeitos de montar laboratório de droga na Feira
Notícias ao Minuto

17:12 - 30/08/24 por Lusa

País PJ

Na quarta-feira, a PJ anunciou que desmantelou um laboratório de droga em Santa Maria da Feira e deteve três suspeitos, com idades entre os 54 e 59 anos, de estarem associados à sua atividade.

 

Em comunicado, a PJ esclareceu que a investigação conseguiu obter "a localização de um armazém isolado, em Santa Maria da Feira, no qual funcionava um 'laboratório', de dimensões consideráveis, destinado à transformação de pasta de coca em cloridrato de cocaína".

Na sequência da investigação, foram detidos "três suspeitos de crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais e falsificação de documentos", sendo dois estrangeiros e um português.

Em declarações à agência Lusa, o chefe da PJ de Braga deu conta de que dois dos suspeitos tinham antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes e que já tinham cumprido penas de prisão "em Portugal e no estrangeiro".

Segundo este responsável pela PJ de Braga, a investigação "é recente", acreditando que com as diligências e as detenções efetuadas terá cessado a atuação deste grupo criminoso.

"O início da investigação centrou-se na atividade ilícita desenvolvida por um cidadão estrangeiro" que alegadamente vendia droga "utilizando identidade falsa, com a qual titulava uma sociedade comercial", referiu a PJ, no comunicado.

O homem "foi utilizando esquemas aparentemente legais para fazer uso de meios e arrendamento de espaços onde, de forma dissimulada e aparentemente legal, pudesse desenvolver a atividade de aquisição internacional e transformação em produto estupefaciente".

No decorrer das buscas efetuadas pela PJ foram visadas residências e armazéns, "constatando-se a presença de abundante material, centenas de litros de químicos, benzinas, ácidos e outros, bem como toda uma estrutura e parafernália apta a produzir, em processo contínuo diário, de entre cinco a 10 quilogramas de cocaína".

"A operação permitiu, ainda, a apreensão de pasta de coca e cocaína, em quantidade que se estima em cerca de 15 quilogramas, suficientes para 75 mil doses individuais, bem como dezenas de quilogramas de precursores e substâncias de preparação", refere também a PJ.

A operação, denominada Cristal Lab, foi realizada pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da Diretoria do Norte, contando com a presença de peritos da delegação do Laboratório de Polícia Científica e a colaboração da GNR.

Leia Também: PJ desmantela laboratório de droga na Feira e faz três detidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório