Terminaram buscas no Douro. Peças essenciais não foram encontradas
Sete mergulhadores estiveram, esta segunda-feira, envolvidos nas buscas no rio Douro.
© Amin Chaar / Global Imagens
País Helicóptero
Terminaram as buscas pelo helicóptero que caiu, na sexta-feira, no rio Douro.
Os mergulhadores regressaram esta manhã ao rio Douro, em Lamego, para o último dia de buscas por peças consideradas importantes para a investigação. As buscas terminaram sem que as mesmas tenham sido localizadas, avança a SIC.
Em causa, falamos do rotor da cauda do aparelho e o computador de bordo, peças que já se previa serem de difícil alcance.
"Vai ser muito difícil apanhar aquilo que nós andamos à procura, porque poderá ter ficado tudo destruído", havia afirmado o comandante da autoridade marítima, Silva Lampreia, referindo ainda que não existe uma "necessidade fundamental" destas peças "para tentar despistar as causas do acidente".
O helicóptero que levava seis pessoas a bordo, um piloto e cinco militares da GNR, caiu quando quando regressava ao Centro de Meios Aéreos de Armamar, depois de acionado para um incêndio em Baião.
O aparelho acidentado, do modelo AS350 - Écureuil, era operado pela empresa HTA Helicópteros, sediada em Loulé, Algarve. Este caiu, de forma desamparada, no rio, não parecendo ter havido tentativa de amaragem. Aliás, alguns meios apontam que a velocidade a que o aparelho caiu foi de 200 km/h (informação ainda não confirmada oficialmente).
Após o embate violento na água, o helicóptero afundou-se de imediato.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), organismo responsável pela investigação à queda do helicóptero no rio Douro, já ouviu o piloto e testemunhas e concluiu "o essencial da fase de trabalhos de campo".
Amanhã, terça-feira, deverão ser conhecidas as conclusões preliminares da investigação.
O quinto militar, cujo corpo foi encontrado na tarde de sábado terá as cerimónias fúnebres hoje em Castro Daire, pelas 16h00 e o Primeiro-ministro já confirmou a sua presença. Os funerais dos outros quatro militares realizaram-se no domingo.
Leia Também: Mergulhadores no Douro para último dia de buscas por peças do helicóptero
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com