Um guarda prisional foi agredido a soco, na tarde de domingo, por um recluso Estabelecimento Prisional do Linhó, na freguesia de Alcabideche, no município de Cascais, confirmou o presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional (SNGP) ao Notícias ao Minuto.
Descontrolado, alegadamente por ter tomado alguma substância psicotrópica, o "recluso insultou o guarda" e, depois de ser abordado para ser levado à chefia, desferiu "socos na cara do guarda" que sofreu "hematomas no rosto". Apesar da agressão, o profissional "está bem" e encontra-se a trabalhar, afirmou Frederico Morais.
Segundo o presidente do SNGP, os outros guardas precisaram de usar a força para o manietar, tendo o sujeito sido colocado sob "regime disciplinar". Agora, será alvo de um "processo disciplinar" e "será efetuada uma queixa crime por agressão contra um agente da autoridade".
Também durante o dia de ontem, 1 de setembro, uma informação anónima alertou para a presença de droga na zona das oficinas da prisão.
Os guardas prisionais conseguiram apreender 850 gramas de haxixe "num fundo falso de uma cadeira".
No dia anterior, uma funcionária da cozinha foi sido 'apanhada' com o mesmo tipo de estupefacientes à entrada da cadeia.
Leia Também: Funcionária de cozinha 'apanhada' com haxixe na cadeia do Linhó