Fiéis na rua seguem Papa Francisco até ao Palácio Presidencial

O Papa Francisco dirigiu-se para o Palácio Presidencial no centro de Díli acompanhado de milhares de fiéis que se juntaram na berma da principal artéria da capital timorense.

Notícia

© TIZIANA FABI/AFP via Getty Images

Lusa
09/09/2024 10:49 ‧ 09/09/2024 por Lusa

País

Timor/Papa

O Papa chegou ao palácio às 18h00 locais (10h00 em Lisboa), sendo que os cânticos e as orações foram substituídos por ovações gritadas sobretudo por crianças e jovens.

 

No exterior do palácio fez-se silêncio quando se ouviram os hinos do Estado do Vaticano e da República Democrática de Timor Leste que foram acompanhados por uma salva de tiros de canhão.

Junto ao portão principal, na primeira linha, está uma jovem timorense que escreveu num carta "Papa Francisco, por favor abençoe a nossa família porque nós precisamos".

Ao lado da rapariga do cartaz, os mais jovens acompanham as cerimónias que são visíveis da Avenida Presidente Nicolau Lobato.

A segurança entre a Nunciatura Apostólica e o Palácio Presidencial está a ser garantida pelas forças polícias e elementos das Falintil - Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Paralelamente, um grupo de escuteiros posicionou-se à entrada da rua que conduz à Nunciatura Apostólica em Montael sendo que outro grupo de escuteiros limpa com enormes sacos e vassouras a zona frente ao palácio.

Nesta zona não estão instalados ecrãs de televisão pelo que os fiéis mantêm-se no local pacientemente e na esperança de acompanhar a saída do Papa Francisco após os encontros oficiais.

Francisco chegou hoje a Díli, capital de Timor-Leste, às 14:20 locais (06:20 em Lisboa), para uma visita de três dias, que termina na quarta-feira.

O Papa iniciou em 03 de setembro uma viagem pela região na Indonésia, onde permaneceu até sexta-feira, tendo seguido depois para a Papua Nova Guiné.

A estada em Díli teve início com esta cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial, seguindo-se um encontro com autoridades, corpo diplomático e sociedade civil, onde fará o seu primeiro discurso em território timorense.

O ponto alto da visita de Francisco a Timor-Leste, onde 98% da população é católica, vai ser uma missa, a realizar na terça-feira em Tasi Tolu, a cerca de 10 quilómetros a oeste da capital, com a presença de milhares de timorenses.

*** O jornalista viajou pára Timor-Leste a convite das autoridades timorenses ***

Leia Também: Francisco recebido com pompa tradicional no palácio de Díli

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas