Um imigrante marroquino e um imigrante indiano, de 31 e 25 anos, respetivamente, foram esfaqueados, em episódios distintos, na madrugada de terça-feira, no Porto. O suspeito, que proferiu "insultos de índole racista" durante os ataques, foi detido esta madrugada pela Polícia Judiciária (PJ).
Os ataques ocorreram de forma sucessiva e na via pública, e ambas as vítimas tiveram de ser transportadas para o Hospital de São João.
Os casos, noticiados inicialmente pelo Jornal de Notícias e, confirmados pelo Notícias ao Minuto junto de fonte da PSP, ocorreram com um intervalo de 15 minutos e contornos muito semelhantes.
Na primeira situação, que ocorreu na zona do Campo 24 de Agosto pelas 2h50, o suspeito abordou aleatoriamente alguns cidadãos estrangeiros, com "insultos de índole racista". Acabou por atacar as vítimas violentamente com uma arma branca e roubou-lhes alguns pertences.
Um dos visados, um cidadão marroquino de 31 anos, ficou ferido com gravidade no tórax, encontrando-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São João.
O segundo ataque ocorreu pouco depois numa estação de serviço na zona de São Roque da Lameira. Conforme detalha a PJ em comunicado, o arguido abordou outro cidadão estrangeiro "proferindo novamente insultos de índole racista, vindo-o igualmente a atacar com recurso a uma faca".
O responsável, detido pela Polícia Judiciária esta quinta-feira, tem 26 anos e é suspeito de homicídio qualificado na forma tentada, dois crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência e um crime de roubo.
Após os ataques, e "por forma a evitar a sua identificação e detenção, o suspeito alterou a sua aparência física e rotinas", explica aquela autoridade. Não obstante, a Polícia Judiciária conseguiu localizá-lo e detê-lo em menos de 48 horas.
O detido vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
[Notícia atualizada às 10h59]
Leia Também: "Divergências" nas 'redes' acabam em tentativa de homicídio. Há 3 detidos