Alessandro Warley Candeas será o novo cônsul geral do Brasil em Lisboa

O diplomata Alessandro Warley Candeas vai ser o novo cônsul geral do Brasil em Lisboa, substituindo no cargo Wladimir Valler Filho, que desde o verão de 2020 é o responsável por aquela representação diplomática brasileira na capital portuguesa.

Notícia

© Associação Brasileira de Inteligência (ABIN)

Lusa
13/09/2024 09:26 ‧ 13/09/2024 por Lusa

País

Diplomacia

A nomeação de Alessandro Warley Candeas já foi publicada no jornal oficial do Brasil, o equivalente ao Diário da República português.

 

O diplomata, que é, desde 2020, chefe da representação do Brasil junto do Estado da Palestina, deverá assumir o cargo em Lisboa em outubro próximo, segundo fontes diplomáticas.

Licenciado em Direito, o professor pernambucano, também autor de vários livros, ocupou ao longo da sua carreira diplomática os cargos de primeiro secretário na Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Argentina) e de ministro conselheiro e encarregado de negócios na representação diplomática do seu país em Bogotá (Colômbia).

Além disso, desempenhou várias funções em gabinetes ministeriais e em outras entidades estatais e foi coordenador do grupo de trabalho para a cimeira do Mercosul, em 2012, e responsável da missão permanente do Brasil junto da UNESCO, em Paris.

Wladimir Valler Filho, por seu lado, deverá assumir o cargo de cônsul geral do Brasil na China, como o próprio confirmou à Lusa em Lisboa.

A mudança acontece num momento em que a comunidade brasileira em Portugal não pára de aumentar e estima-se que possa já ter ultrapassado o meio milhão de pessoas, incluindo os cidadãos com dupla nacionalidade, o que significa também um aumento da procura de serviços para os três consulados do Brasil em Portugal, de Lisboa, Porto e Faro.

Leia Também: CPI ao caso Gémeas retoma com audição do ex-cônsul-geral em São Paulo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas