Loures aprova limitação efetiva de voos noturnos no Aeroporto de Lisboa

A moção, apresentada pelo Bloco de Esquerda, foi aprovada com os votos a favor de todos os partidos à exceção do Chega, que se absteve.

Notícia

© Shutterstock

José Miguel Pires com Lusa
13/09/2024 15:37 ‧ 13/09/2024 por José Miguel Pires com Lusa

País

Aviação

A Assembleia Municipal de Loures aprovou, em sessão ordinária, uma moção para a limitação efetiva dos voos noturnos no Aeroporto Humberto Delgado.

 

A moção, apresentada pelo Bloco de Esquerda, foi aprovada com os votos a favor de todos os partidos (PS, CDU, PSD, IL e PAN) à exceção do Chega, que se absteve.

Em comunicado do Bloco de Esquerda de Loures, lê-se que o documento aprovado na quinta-feira delibera que a Câmara Municipal de Loures irá instar o Governo a "instaurar um período sem voos agendados entre as 00h e as 05h da manhã no Aeroporto Humberto Delgado".

Prevê-se também que a autarquia exija ao Governo que "a legislação do ruído seja cumprida, começando com o estabelecimento de um limite anual de voos e o alargamento progressivo do período horário em que vigore a proibição total de movimentos aéreos entre a 00h30 e as 05h da manhã".

Rita Sarrico, deputada municipal do Bloco de Esquerda, argumentou que é "totalmente justo" que a Assembleia Municipal "tenha aprovado esta moção quase por unanimidade, já que os movimentos aéreos noturnos perturbaram o sono de milhares de residentes no concelho, num período em que geralmente o descanso atinge a sua fase mais profunda, o que resulta em graves consequências para a saúde dos lourenses".

Segundo a associação Zero, que entre 12 e 25 de agosto contabilizou todos os voos de passageiros que descolaram e aterraram, entre as 23h00 e as 07h00, no Aeroporto Humberto Delgado, foram detetados 139 movimentos aéreos.

"No total, foram 115 os voos acima do permitido por lei, o que agrava significativamente a poluição sonora provocada pelas aeronaves, prejudicando a vida de todas e todos os que vivem e trabalham no concelho de Loures e noutros municípios à volta do aeroporto", sublinham os bloquistas.

O documento vai agora ser remetido ao Ministério das Infraestruturas e Habitação, à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e à Associação ambientalista Zero, entre outras entidades.

O Aeroporto Humberto Delgado situa-se em terrenos pertencentes aos municípios de Lisboa e de Loures.

[Notícia atualizada às 16h27]

Leia Também: Tráfego no Aeroporto de Lisboa esteve "condicionado" devido a incêndio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas