Esta semana 'fecha' com uma frase polémica do ministro da Defesa, Nuno Melo, que não só está a fazer correr 'muita tinta' por cá, como também na imprensa lá fora.
Em Estremoz, no distrito de Évora, Melo foi questionado sobre se Olivença é portuguesa ou espanhola, e referiu: "Olivença é portuguesa, naturalmente, e não é provocação nenhuma".
"Aliás, por tratado, Olivença deverá ser entregue ao Estado português", acrescentou, ainda dizendo que esta não era "uma questão de ontem, mas de hoje".
Apesar de o alcaide de Olivença ter considerado que o ministro teria "assuntos mais urgentes e importantes para tratar" e das críticas da oposição a esta frase "grave", foram os jornais que 'não perdoaram".
"Portugal exige a Espanha a entrega de Olivença [Badajoz] por um litígio de mais de 700 anos", escreve a publicação El Debate.
© El Debate/ Site
Ja o infobae, um site de notícias em espanhol com sede na Argentina, também dá conta da situação, referindo que "às voltas com a soberania de Olivença (sem escutar os habitantes)".
© infobae/ Site
Já a publicação El Periódico, da Extremadura, questiona: "Olivença, lusa ou espanhola? Portugal não renuncia à sua soberania".
Também o diário El Mundo, um dos jornais de referência a nível global, aborda também as declarações de Nuno Melo. "O ministro da Defesa de Portugal reivindica a cidade a cidade de Olivença. 'É portuguesa e deve ser entregue'", lê-se no site.
© El Mundo/ Site
Leia Também: Amigos de Olivença "louvam" Nuno Melo por afirmar soberania portuguesa