A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está a enviar mensagens aos cidadãos para alertar para o "risco extremo de incêndios rurais". Este é um sistema de aviso preventivo que está a ser enviado para a população das regiões sob alerta vermelho.
"Risco extremo de incêndio nas próximas 72 horas. Não use fogo em áreas rurais/florestais. Siga as recomendações das autoridades", lê-se na mensagem.
Sublinhe-se que as regiões a norte do rio Tejo e o alto Alentejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas.
Em comunicado, a Proteção Civil explicou que "esta medida decorre da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho - do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro - para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (o qual representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro)".
O SMS foi enviado pelas operadoras móveis com início às 10h00.
Face às previsões de tempo quente, "foi decidido aumentar o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais. No período de segunda e terça-feira as regiões a norte do Tejo e o Alto Alentejo vão passar a ter o estado de alerta especial vermelho, sendo que todas as outras mantêm o estado de alerta especial laranja", disse André Fernandes, comandante da Proteção Civil.
[Notícia atualizada às 14h55]
Leia Também: Governo declara situação de alerta devido ao risco de incêndio rural