A circulação de trânsito na A1 está cortada em ambos os sentidos, na manhã desta segunda-feira, entre o nó de Albergaria-a-Velha e Aveiro Sul, na sequência de um incêndio que está a fustigar aquela cidade do distrito de Aveiro, devido ao incêndio que começou no concelho vizinho de Sever do Vouga. As autoestradas A25 e A29 também estão cortadas ao trânsito.
Segundo a Brisa Concessão Rodoviária, "a alternativa para quem viaja no sentido Norte – Sul é sair da A1 em Estarreja" e "para quem venha no sentido Sul - Norte a saída é em Aveiro Sul", reportou através de um comunicado.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apelou para que os automobilistas não circulem nas zonas dos fogos.
"Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida", disse o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro, pelas 9h00.
"Atendendo ao vento e aos focos de incêndio que estão a surgir, é muito difícil darmos alternativas que não coloquem em risco a vida das pessoas. Portanto, o que aconselho neste momento é não circular", acrescentou.
Anteriormente, o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, referiu, em declarações à agência Lusa, que o fogo está "com várias projeções por todo o concelho" e, neste momento, há "falta de meios". Além disso, o autarca lamentou que já há casas "de primeira habitação" a serem afetadas pelas chamas.
Ainda segundo António Loureiro, a autoestrada A25 e o Itinerário Complementar (IC) encontram-se cortados ao trânsito naquela zona.
Pelas 8h50, segundo a informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam a combater este incêndio 168 operacionais, apoiados por 57 viaturas.
Leia Também: Casas a arder em Albergaria-a-Velha. "São de primeira habitação"