A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no dia 12 de setembro, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, três homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 56 anos, suspeitos de posse de armas de fogo proibidas.
Em comunicado, esta segunda-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública revela que recebeu "várias chamadas que davam contam de um ajuntamento de indivíduos, na via pública", na posse armas de fogo, o que levou os polícias a deslocarem-se para o local.
"Dentro deste grupo, composto por cerca de quinze indivíduos e após ter-lhes sido efetuada revista, foram detetados, em dois dos indivíduos, uma arma de fogo e munições nas bolsas à tiracolo que tinham na sua posse", lê-se.
A mulher detida, durante a abordagem, "tentou desfazer-se de uma mala, colocando-a no caixote do lixo, comportamento que foi de imediato detetado pelos polícias que encontraram, no seu interior, uma arma de fogo, dois carregadores e várias munições".
Foi detetado ainda, no interior de uma viatura estacionada, "uma outra bolsa com uma arma de fogo no seu interior uma, dois carregadores e várias munições, tendo o condutor da viatura confirmado serem da sua posse".
Nenhum dos suspeitos provou a legalidade das armas e munições que tinham na sua posse e, por isso, foram detidos.
Foram apreendidas quatro bolsas, uma arma de fogo calibre 6,35, com o respetivo carregador introduzido, e seis munições de calibre 6,35, duas armas de fogo calibre 9mm, uma arma de fogo calibre 7,65, seis carregadores de arma, 83 munições de calibre 9mm, 39 munições de calibre 7,65 mm e seis munições de calibre 6,35.
"Diligências efetuadas sobre o motivo pelo qual os indivíduos se encontravam naquele local com as armas de fogo, concluiu-se que se estavam a reunir para um encontro entre famílias a fim de sanar algumas quezílias que teriam surgido após a publicação de alguns vídeos na Internet", revela a PSP, que frisa que, graças à intervenção dos polícias, "evitou-se uma potencial situação de ameaça à vida ou ofensa à integridade física".
Os detidos foram libertados e notificados para comparecer perante autoridade judiciária, tendo os objetos apreendidos ficado à guarda da polícia para posteriores diligências.
Leia Também: Agride e assalta idoso em Guimarães. Vigilante entregou-o à PSP