Contida propagação de fogo em zona urbana de Gondomar. Melres preocupa
O presidente da Câmara de Gondomar disse esta terça-feira que "está contida" a propagação para a área urbana do incêndio no concelho que mobiliza, neste momento, 230 operacionais, 52 veículos e um meio aéreo, mas admitiu que em Melres, a situação não está controlada.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
País Gondomar
Num primeiro balanço, à saída da reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, entidade a que preside, Marco Martins admitiu que o incêndio, que lavra desde segunda-feira em Gondomar, esteve descontrolado, tendo "descambado completamente" em poucas horas.
"Em Gondomar, a situação descambou completamente no dia de ontem [segunda-feira]. Teve início às 12:30 de ontem [segunda-feira] e às 14:30 já estava completamente descontrolado. Neste momento, naquilo que é a propagação para área urbana, está contido, mas na zona alta, em Melres, a situação está ainda por controlar", avançou. O autarca assegurou ainda que "todos os meios disponíveis" estão no terreno, com a exceção dos meios aéreos que devido ao fumo não podem levantar.
"Nós tivemos já o helicóptero de Baltar (Paredes) de manhã que não conseguiu levantar, os alfas que vieram. Enquanto o fumo não levantar, é impossível", lamentou.
O fecho de escolas na zona alta do concelho, o impedimento de circulação na via rápida e um novo fogo, em Melres, marcam hoje o início do segundo dia de incêndios em Gondomar que obrigaram ainda, ao início da manhã, à retirada vários idosos suas casas em Covelo.
A situação ocorreu no lugar de Serra, num local onde, na altura, não havia bombeiros a combater o incêndio e visou proteger os idosos do avanço das chamas do fogo que na última madrugada chegou por Aguiar de Sousa, no concelho de Paredes, a Branzelo, em Gondomar.
No lugar há cerca de 50 casas rodeadas por um pinhal.
Segundo a página do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto, pelas 12:45 o incêndio na área de S. Cosme, Valbom e Jovim mobilizava a 230 operacionais e 52 meios terrestres e um meio aéreo no terreno no município.
O comando da GNR fez também uma atualização e mantém-se o corte na Autoestrada (A) 43 nos dois sentidos na zona de Gondomar. Devido ao incêndio naquele concelho, a circulação automóvel está ainda impedida no EN101 entre Cavalinho e Mesão Frio e EN321 entre EN101 e Campelo.
Em declarações à Lusa, Marco Martins, apelou à população que use apenas fontes de informação oficial e que caso queira ajudar, não o faça através de grupos informais nas redes sociais, mas "leve alimentos aos quartéis".
Devido à situação nos concelhos de Baião, Paredes, Santo Tirso e Gondomar, foi hoje ativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil do Porto.
[Notícia atualizada às 12h59]
Leia Também: Incêndios: Fogo em Coimbra assustou e fez lembrar terrível ano de 2005
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com