Nesse contexto, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, adjudicou recentemente a aquisição de nove ambulâncias de socorro, no valor de cerca de 970 mil euros, na sequência de um concurso público.
Segundo a nota de imprensa, este esforço "integra-se numa estratégia abrangente do Governo Regional dos Açores que visa modernizar, expandir e reforçar" a frota de ambulâncias ao serviço dos bombeiros.
Citado na nota de imprensa, o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que tutela a Proteção Civil, as novas viaturas, equipadas com tecnologia de ponta para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica, "irão não só aumentar a capacidade de resposta às emergências", bem como "garantir melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e bombeiros envolvidos nas operações de socorro".
De acordo com o governante, a modernização da frota "contribuirá diretamente para uma maior eficácia na prestação de cuidados pré-hospitalares", uma vez que "os sinistrados ou vítimas de doença súbita recebem uma assistência rápida e qualificada".
Alonso Miguel refere que a aquisição das viaturas "representa mais um passo na consolidação do seu papel como entidade fundamental para a proteção e bem-estar da população açoriana".
O investimento "insere-se num plano mais vasto do Governo dos Açores, focado na melhoria contínua do sistema de Proteção Civil regional", e a ele acrescem nove viaturas vermelhas já adjudicadas, que incluem autotanques, prontos-socorros, auto-salvamentos e um reboque multivítimas, num investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.
Leia Também: BE deverá votar contra Orçamento de 2025 dos Açores