"Neste momento de grande desafio e solidariedade, a AFBV entende que é fundamental concentrar todos os esforços em auxiliar os nossos associados e a comunidade local na recuperação desta tragédia", justifica, numa nota divulgada na página da Internet.
A decisão do cancelamento do evento, que estava marcado para sábado, foi tomada "em virtude da grave situação de incêndios que assolam a região, como é do conhecimento público".
A direção da AFBV adianta que irá comunicar oportunamente uma nova data para a realização do evento comemorativo.
A AFBV é uma associação privada de proprietários e produtores florestais, sem fins lucrativos, com sede em Albergaria-a-Velha e que reúne cerca de 1.600 associados.
Sete pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas nos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizava, às 19:30 de quarta-feira, 34 incêndios ativos, sendo que destes 18 assumiam uma dimensão "significativa" e mobilizavam mais meios. No combate a estes 18 incêndios estavam envolvidos 2.434 operacionais, apoiados por 734 meios terrestres e 23 meios aéreos.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.
Leia Também: Equipa que vai investigar fogos contará com MP, PJ e forças de segurança