Meteorologia

  • 23 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 24º

Ministro da Agricultura defende em Bruxelas uso de fundos do FEADER

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, defendeu hoje, em Bruxelas, que o fundo para o desenvolvimento rural possa ser usado para situações de emergência, como os graves incêndios que recentemente atingiram Portugal.

Ministro da Agricultura defende em Bruxelas uso de fundos do FEADER
Notícias ao Minuto

23/09/24 12:06 ‧ Há 2 Horas por Lusa

País Incêndios

Intervindo numa sessão pública, no Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE), José Manuel Fernandes afirmou ser importante que o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) "pudesse ter uma percentagem para emergências para, por exemplo, permitir a compra de rações para animais, o que não é possível neste momento".

 

O ministro referiu ainda ser urgente reforçar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e uma maior rapidez na resposta a catástrofes.

O comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, concordou com a necessidade de acelerar a resposta e com a mobilização da reserva agrícola para apoiar os agricultores afetados por desastres climáticos.

Também hoje através da rede social X, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou "solidariedade sincera com todos os afetados pelos devastadores incêndios florestais em Portugal".

"Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias", adiantou a responsável, recordando que a União Europeia ativou o Mecanismo de Proteção Civil para prestar apoio de emergência.

Sete pessoas morreram e 177 ficaram feridas devido aos incêndios que atingiram sobretudo as regiões Norte e Centro do país e destruíram dezenas de casas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.

A área ardida em Portugal continental ultrapassa os 124 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 116 mil hectares, 93% da área ardida em todo o território nacional.

O Governo declarou a situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios.

Leia Também: Incêndios: Câmara de Nelas tem equipa multidisciplinar no terreno

Recomendados para si

;
Campo obrigatório