Segundo um comunicado do IPMA, o aviso amarelo para as duas ilhas do grupo Ocidental dos Açores estará ativo entre as 09:00 locais (10:00 em Lisboa) de terça-feira e as 06:00 locais de quarta-feira, por causa da "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada".
De acordo com o IPMA, "a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações irá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo Ocidental".
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, entre as quais consolidar telhados, portas e janelas, manter limpos os sistemas de drenagem e não circular sem necessidade, tendo em conta a eventual formação de lençóis de água.
Em locais não pavimentados, é aconselhada atenção redobrada, pois "as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros".
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Chuva chega esta semana (e sete distritos vão estar sob aviso amarelo)