A Proteção Civil alertou, esta terça-feira, para as previsões de "chuva intensa e vento forte" no Centro e Norte do país, "acima de Coimbra e da Serra da Estrela", nos próximos dias. O período temporal crítico começa às 00h00 de quarta-feira e estende-se até às 23h59 de quinta-feira, dia 26.
Durante estes dias deve, por isso, evitar-se zonas com um histórico maior de inundações rápidas, incluindo zonas mais suscetíveis a inundações urbanas.
"Os riscos são os mesmos do que quando temos estes fenómenos de meteorologia adversa. A possibilidade de inundações rápidas em ambiente urbano, riscos associados a condução - pede-se condução mais defensiva - e toda a degradação do espaço florestal faz com que possam ocorrer deslizamentos de terra devido à falta de vegetação que faz a sustentação desses terrenos", avisou Alexandre Penha, adjunto de Operações Nacional da ANPEC, em conferência de imprensa.
As zonas afetadas pelos fogos intensos da semana passada estão mais frágeis e já estão a ser alvo de "ações de estabilização de emergência".
"As ações de estabilização do terreno iniciaram-se logo após a ocorrência dos incêndios. As regiões mais afetadas terão um reforço da capacidade de resposta a estas situações", garantiu ainda a Proteção Civil.
SMS preventivos para Norte e Centro
A Proteção Civil vai emitir a partir das 18h00 desta terça-feira SMS preventivos para as regiões Norte e Centro, onde nos próximos dias se espera chuva e vento forte.
O adjunto de operações nacional Alexandre Penha deixou recomendações para a adequação de comportamentos às previsões de intempérie, pedindo "às populações para terem mais alguns cuidados, para implementarem algumas medidas de contenção durante os próximos dias, especialmente antes da precipitação chegar".
Os distritos de maior risco por previsões de precipitação forte são Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.
Vento aumenta de intensidade "a partir da tarde de dia 24"
Já de acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os valores acumulados de precipitação entre os dias 24 e 26 "poderão atingir entre 100 a 150 mm no Minho e Douro Litoral e nas serras dos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 70 a 120 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação no período compreendido entre a tarde do dia 25 e o final da manhã de dia 26".
"O vento irá aumentar de intensidade a partir da tarde de dia 24, esperando-se o período com vento mais intenso entre a tarde de dia 25 e o início da tarde de dia 26. Nas regiões Norte e Centro, o vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 km/h, com rajadas até 70 km/h, soprando por vezes muito forte, até 60 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas. Na região Sul, o vento soprará até 30km/h de sudoeste, sendo por vezes até 40 km/h nas terras altas", acrescenta o instituto, no terceiro comunicado emitido hoje sobre as previsões de mau tempo.
O IPMA emitiu esta terça-feira aviso amarelo para seis distritos do continente devido à previsão de vento forte, depois de ter colocado anteriormente os mesmos territórios a laranja por causa da chuva.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real vão estar sob aviso amarelo entre as 15h00 de quarta-feira e as 15h00 de quinta-feira, devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.
O aviso amarelo de vento para Viana do Castelo e Bragança vai estar em vigor entre as 15h00 e as 18h00 de quarta-feira.
Num comunicado anterior divulgado esta terça-feira, o IPMA já tinha colocado seis distritos do continente sob aviso laranja na quarta e na quinta-feira devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.
O instituto indicou que os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 06h00 e as 12h00 de quinta-feira e os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga entre as 18h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira.
Estes seis distritos estão já hoje e na quarta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva persistente e por vezes forte.
Por causa da chuva forte, o IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra sob aviso amarelo entre as 03h00 e as 12h00 de quinta-feira.
O aviso laranja, o segundo numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e o amarelo quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
[Notícia atualizada às 21h39]
Se tiver informação adicional, imagens ou vídeos sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com
Leia Também: Inundações abrem cratera no estádio do AFC Wimbledon