Assinala-se, esta quarta-feira, o Dia Nacional da Sustentabilidade. "Esta efeméride, que resulta de um trabalho da DECO PROteste, foi publicada em Diário da República em junho de 2023 e fez de Portugal o primeiro país a celebrar esta data", aponta a DECO PROteste num comunicado que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Segundo o mesmo comunicado, o objetivo é estimular uma mudança, que priorize a sustentabilidade tanto ao nível público como privado.
A organização portuguesa de defesa do consumidores aproveitou a oportunidade para divulgar algumas das suas lutas para que a sustentabilidade no país aumente, incluindo um alargamento da taxa reduzida a toda a fatura de eletricidade e gás para todas as famílias".
Além disso, a DECO PROteste também defende a aplicação de uma taxa a todas as embalagens de utilização única e "apela a um maior investimento na reabilitação das redes de abastecimento de água, na modernização das infraestruturas e na implementação de medidas que promovam a eficiência hídrica". Além disso, defende ainda um "maior investimento em infraestruturas que permitam armazenar e tratar as águas pluviais e cinzentas".
Leia Também: Costuma fazer compras online? Eis os cuidados que deve ter