Tempestade Kirk provoca uma ocorrência na ilha das Flores

A tempestade Kirk que está a atingir o arquipélago dos Açores, provocou esta madrugada uma ocorrência em Santa Cruz das Flores, na ilha das Flores, no grupo Ocidental do arquipélago, informou hoje a Proteção Civil açoriana.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
08/10/2024 10:15 ‧ 08/10/2024 por Lusa

País

Açores

Num balanço feito pelas 08h25 locais (09h25 em Lisboa), o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, "na sequência da passagem da tempestade Kirk pelo arquipélago, foi registada, desde as 00:00 do dia de hoje e até ao momento, uma ocorrência (dano em estrutura) em Santa Cruz das Flores".

 

Uma fonte da Proteção Civil indicou à agência Lusa tratar-se de "uma estrutura de madeira, no mercado municipal de Santa Cruz das Flores".

O SRPCBA refere no comunicado que as autoridades mantêm-se no terreno a acompanhar a situação e recomenda à população que "continue a adotar as medidas de autoproteção previstas para fenómenos desta natureza".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisou na segunda-feira à noite que a tempestade Kirk irá passar hoje a norte do arquipélago dos Açores e provocará precipitação forte, aumento da intensidade do vento e da agitação marítima.

Segundo um comunicado da delegação dos Açores do IPMA, a tempestade "completou a sua transição para ciclone extratropical" e, pelas 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de segunda-feira, tinha o seu centro a cerca de 500 km a noroeste dos Açores (ilha das Flores) e deslocava-se para leste.

A fonte referiu que a tempestade irá passar a norte do arquipélago durante o dia de hoje, "condicionando o estado do tempo em todas as ilhas, provocando precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima".

Estão previstas rajadas de vento "até 115 km/h [quilómetros/hora] e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental" (Flores e Corvo).

No grupo Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa) "são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)".

Já para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o IPMA prevê ondas que "poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)".

Devido à passagem da tempestade Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para hoje para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.

Para as ilhas dos grupos Ocidental, Central e Oriental também foram emitidos avisos laranja e amarelo, por agitação marítima, vento e precipitação por vezes forte.

Segundo um comunicado do IPMA, o alerta vermelho para as ilhas do Corvo e Flores, esteve válido até às 09:00 locais, por agitação marítima, devido às previsões de ondas de oeste, que podem atingir os 19 metros de altura máxima.

Também por agitação marítima, estas duas ilhas estão sob aviso laranja das 09h00 às 12h00.

As Flores e o Corvo estiveram ainda sob aviso laranja devido ao vento até às 09h00.

Leia Também: Recorde? Rajada de vento de 177.5 km/h registada na ilha das Flores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas