Auroras boreais 'pintam' o céu em Portugal. Eis as imagens

Um ciclo solar atual está a ser "mais forte" do que o anterior, que terminou em 2019. A investigadora Teresa Barata, do Instituto  de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Coimbra, explicou a 'surpresa' ao Notícias ao Minuto.

Notícia

© Meteo Trás os Montes - Portugal

Notícias ao Minuto
10/10/2024 23:41 ‧ 10/10/2024 por Notícias ao Minuto

País

Aurora

O céu de Portugal ganhou cores novas nesta quinta-feira, com vários locais do país a ficarem 'pintados' de cor-de-rosa.

 

Várias imagens estão ser partilhadas nas redes sociais, e é possível ver vários tons de rosa - desde os mais claros aos mais fores, em contraste com o céu escuro.

Na página de Facebook Meteo Trás os Montes - Portugal foram partilhadas fotografias, captadas em Vila Real, Bragança, Coimbra e, segundo as imagens, nos Açores - e em Espanha.

O fenómeno apanhou Portugal 'de surpresa', e, em parte, também os especialistas. Ao Notícias ao Minuto, Teresa Barata, investigadora do Instituto  de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Coimbra, explicou que o fenómeno era esperado, mas não tanto para estas latitudes.

"Neste momento, estamos a caminho do máximo solar, que deve ser atingido em 2025 ou 2026", apontou.

Segundo explicou, os ciclos solares são de 11 anos, e o atual está a ser "mais forte em relação ao anterior, que terminou em 2019" - o que pode explicar a sensação de que estes fenómenos são agora mais visíveis.

As auroras boreais são "resultado da interação entre a atividade solar e o nosso campo magnético", este último que "nos protege da exposição solar permanente".

são a 'forma' de o planeta nos proteger da atividade sol, que conta com explosões. A 'resposta' do planeta é a de criar um campo magnético, por forma a nos proteger dos efeitos dessas explosões e ventos solares.

A investigadora explica ainda que a tempestade geomagnética criada vai agora decrescer, mas "ainda há a possibilidade" de o fenómeno ser avistado na sexta-feira, dependendo de quando forem atingidos os máximos. "É esperado que a seguir a esta forte tempestade geomagnética o campo magnético volte aos seus normais", apontou.

Veja as imagens abaixo:

Se tiver informação adicional ou imagens sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com

Leia Também: Astronauta volta a deslumbrar com imagens de auroras vistas do Espaço

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas