A Força Aérea Portuguesa divulgou, esta sexta-feira, o momento em que o seu avião o C-130H retirou 41 cidadãos do Líbano. A aeronave aterrou, no passado dia 4 de outubro, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa.
Recorde-se que o avião aterrou em solo português pelas 20h16 daquele dia, com 16 portugueses e respetivos familiares de outras nacionalidades residentes no Líbano – cinco de Espanha, oito do Líbano, oito de São Tomé, um do Brasil, um de Angola, um da Rússia e um de França.
Além dos repatriados, seguiam no voo um cão e quatro gatos.
A aeronave integra a Esquadra 501 - Bisontes, baseada no Montijo.
A missão foi desencadeada e coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em coordenação com o Ministério da Defesa Nacional.
Recorde-se que a Força Aérea já foi responsável por repatriar 113 pessoas oriundas do Líbano, em dois voos diferentes. Estes cidadãos portugueses pediram para deixar o país, na sequência do conflito espoletado por Israel no passado dia 23 de setembro com uma campanha de intensos bombardeamentos contra o movimento xiita libanês Hezbollah no sul e no leste do Líbano, mas também nos subúrbios sul da capital, Beirute.
O primeiro grupo, de 44 pessoas, chegou a Lisboa no dia 28 de setembro.
Leia Também: Força Aérea acompanha passagem de navio russo por águas nacionais