O ex-ministro português João Gomes Cravinho foi designado para o posto de representante especial da União Europeia para o Sahel. Nas redes sociais, o Ministério dos Negócios Estrangeiros felicitou o socialista e disponibilizou a "mais estreita colaboração nesta importantíssima missão".
"O governo português congratula-se com a designação de João Cravinho para o posto de representante especial da UE para o Sahel", revelou o ministério do Governo da Aliança Democrática (AD) na rede social X.
A nomeação foi feita pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e "prestigia Portugal", sublinhou o ministério tutelado por Paulo Rangel.
"O MNE felicita-o e disponibiliza a mais estreita colaboração nesta importantíssima missão", concluiu a nota.
O governo português congratula-se com a designação de @JoaoCravinho para o posto de Representante Especial da UE para o Sahel. A sua nomeação pelo AR/VP @JosepBorrellF prestigia Portugal. O MNE felicita-o e disponibiliza a mais estreita colaboração nesta importantíssima missão.
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) October 16, 2024
Sublinhe-se que, de acordo com a UE, os representantes especiais "promovem as políticas e interesses da UE em regiões e países específicos, bem como questões de particular interesse para a União Europeia" e "desempenham um papel ativo nos esforços para consolidar a paz, a estabilidade e o Estado de direito".
Leia Também: Missão de observação reconhece ambiente pacífico e exemplar em Moçambique