A cerimónia de tomada de posse do novo comandante ocorreu na quarta-feira e foi presidida pelo Comandante-Geral da GNR.
Questionado sobre um eventual pedido de exoneração apresentado por João Fernandes, como noticiou o Jornal de Notícias, fonte da GNR limitou-se a dizer que a substituição ocorreu como "acontece naturalmente ao fim de três anos de comando".
Licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, José Machado, de 46 anos, possui uma pós-graduação em Ciências Militares e Policiais e uma pós-graduação em Direito e Segurança, sendo ainda auditor em Segurança Interna.
Ao longo da sua carreira profissional, o coronel desempenhou diversas funções, entre as quais as de inspetor-adjunto da Inspeção da Guarda e segundo comandante do Comando Territorial de Aveiro.
Foi ainda oficial de Operações e Relações Públicas do Comando Territorial de Aveiro e comandante do Destacamento de Trânsito de Aveiro e Viseu, da extinta Brigada de Trânsito.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Aveiro integra um Destacamento de Intervenção, dois Destacamento de Trânsito, designadamente, Aveiro e São João da Madeira e ainda seis Destacamentos Territoriais, designadamente Águeda, Anadia, Aveiro, Ovar, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, com 29 Postos Territoriais e um Posto de Trânsito.
Leia Também: Militar expulso da GNR pelo MAI. Homem já cumpre pena por tentar matar