O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou, esta quarta-feira, que já foram vendidos mais de 4.200 passes ferroviários verdes em apenas dois dias. A medida entrou em vigor esta semana, na segunda-feira.
"Mais de 4.200 novos passes ferroviários verdes já foram vendidos! Este passe, que permite viajar em diversos comboios por apenas 20 euros, tem sido um sucesso desde o seu lançamento. A procura tem sido intensa, refletindo a adesão à mobilidade sustentável", escreveu Pinto Luz no X (ex-Twitter).
No dia em que a medida entrou em vigor, o ministro garantiu que a CP será compensada por eventuais perdas financeiras devido ao passe ferroviário verde e que o objetivo do Governo é que haja mais pessoas a andar de comboio e menos de autocarro.
Mais de 4200 novos passes ferroviários verdes já foram vendidos! Este passe, que permite viajar em diversos comboios por apenas 20 euros, tem sido um sucesso desde o seu lançamento. A procura tem sido intensa, refletindo a adesão à mobilidade sustentável. #MIH… pic.twitter.com/1tSc75LqWH
— Miguel Pinto Luz (@miguelluz) October 23, 2024
Recorde-se que a Comissão de Trabalhadores da CP considerou, a 8 de outubro, que a compensação prevista pelo Governo para a empresa pelo novo passe, de 18,9 milhões de euros, é insuficiente, uma afirmação que levou a "surpresa e repúdio" por parte do presidente da CP, Pedro Moreira, e afirmando que esse valor foi calculado com rigor pela empresa.
O passe tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização, mas pode também ser adquirido para 60 e 90 dias, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP que, segundo o site da transportadora, tem um custo de seis euros (três euros para estudantes).
Leia Também: "Empenho" dos trabalhadores da CP possibilita Passe Ferroviário Verde