PJ notifica fundidores de ouro para apresentarem comprovativos de compras

A Polícia Judiciária notificou operadores ligados à fundição de objetos de ouro do Porto e Gondomar para apresentarem documentos comprovativos de transações comerciais, no âmbito de uma operação de prevenção e deteção de branqueamento de capitais, foi hoje anunciado.  

Notícia

© Boris Roessler/picture alliance via Getty Images

Lusa
25/10/2024 15:55 ‧ 25/10/2024 por Lusa

País

PJ

Em comunicado, aquela força de investigação refere que, em colaboração com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, desenvolveu, na terça-feira, uma "operação de prevenção e deteção de branqueamento de capitais e combate à criminalidade organizada, direcionada aos principais operadores económicos do setor de atividade da fundição de artigos de ouro e outros metais preciosos, de elevado valor comercial, que se encontram localizados nas cidades do Porto e Gondomar".

 

Segundo o texto, a operação foi realizada "com o objetivo de se obter o registo histórico de todos os objetos enviados para fundição e a identificação da eventual proveniência ilícita dos mesmos".

Da investigação, explica a Policia Judiciária (PJ), "resultou a notificação dos referidos operadores económicos para apresentarem quer inúmeros artigos quer os documentos comprovativos das transações comerciais".

O material pedido será depois "alvo de análise por parte do departamento competente" da PJ  em matéria de prevenção e deteção de branqueamento de capitais e criminalidade organizada.

No texto, a PJ refere ainda que, "em 2024, o preço do ouro atingiu níveis históricos, ultrapassando os 2.500 dólares por onça, o que representa um aumento de 21% desde o início do ano."

Em Portugal, aponta, o preço médio do ouro em janeiro de 2024 era de 59,940 euros por grama, tendo em outubro de 2024 passado para 78,433 euros por grama.

Leia Também: PJ detém mulher procurada pelo Luxemburgo por tráfico de pessoas e lenocínio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas