A chuva voltou nos últimos dias e, segundo a previsão mais recente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai permanecer ao longo da próxima semana. Além disso, prepare-se para o frio, uma vez que a temperatura do ar irá registar "valores abaixo dos normais para a época do ano".
Segundo o IPMA, na semana de 28 de outubro a 3 de novembro, o território do continente "continuará sob a influência de uma depressão em altitude, que estará centrada no Golfo de Cádis após um lento deslocamento para sul sobre a Península Ibérica ao longo deste fim de semana".
Assim, após a precipitação deste fim de semana, prevê-se a partir de terça-feira "a ocorrência de aguaceiros, que serão mais prováveis nas regiões Centro e Sul".
"Embora se espere que, de uma forma geral, os aguaceiros sejam fracos, existe a possibilidade que estes possam ser pontualmente moderados ou fortes nas regiões mais interiores do território - neste momento a maior probabilidade de ocorrência (40%) verifica-se na quinta-feira, 31 de outubro", refere o Instituto, num comunicado divulgado nas redes sociais.
O IPMA ressalva que, face "à incerteza associada à posição da referida depressão e a este tipo de regime de precipitação", a localização e a intensidade da precipitação será melhor determinada "em previsões de prazo mais curto".
À chuva, vai juntar-se o frio. "Após a influência de uma massa de ar polar a partir desta sexta-feira, com a ocorrência expectável do primeiro evento de neve deste outono nos pontos mais altos da Serra da Estrela, na próxima semana a temperatura do ar irá registar valores abaixo dos normais para a época do ano, embora se preveja uma recuperação da temperatura a meio da semana", adianta.
Assim, "a temperatura mínima irá variar entre 2 e 15°C, com valores mais baixos no interior e na região Norte, e a temperatura máxima irá variar entre 12 e 22°C, com valores mais elevados na faixa costeira e na região Sul".
Leia Também: Alerta agitação marítima. Eis os cuidados a adotar para evitar acidentes