A portuguesa Elisabete Ferreira, diretora executiva de A Padaria Pão de Gimonde, em Bragança, foi distinguida com o prémio World Baker of the Year, em Veneza, Itália, e é agora considerada a Melhor Padeira do Mundo.
A distinção é atribuída a profissionais que se destacam no setor, tanto pela inovação como por manterem técnicas artesanais, e na padaria do Norte do país, gerida há várias gerações pela família de Elisabete, o pão ainda se faz sem pressa e recorrendo a ingredientes que hoje são pouco comuns, como a castanha, beterraba e abóbora.
A Padaria Pão de Gimonde nasceu nos anos 1960, na aldeia de Gimonde, tal como o próprio nome indica, e Elisabete Ferreira está à frente do negócio da família desde 1985.
“Este reconhecimento mundial destaca a dedicação e excelência de Elisabete na preservação da arte da panificação e a sua inovação, num setor predominantemente masculino, tornando-a a primeira mulher a receber esta distinção”, escreveu a página da padaria no Facebook.
Quem também parabenizou Elisabete, pelo prémio "depois de mais de 30 anos de trabalho", foi a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte.
"A CCDR Norte felicita Elisabete Ferreira por esta distinção mundial. A melhor padeira do mundo é portuguesa e do Norte", pode ler-se nas redes sociais.
Leia Também: Receita de pão de frutos secos e arandos para qualquer altura do dia