"Consciente da urgência e da gravidade da situação, a diocese de Setúbal apela a todos os fiéis e à sociedade em geral para se unirem a esta causa, contribuindo com donativos que serão encaminhados diretamente para as ações de apoio e reconstrução na arquidiocese de Valência", sublinha uma nota da diocese portuguesa divulgada hoje na sua página na Internet.
Para o cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal, esta campanha é uma "demonstração de apoio e de unidade nestes tempos difíceis" para a população de Valência.
A campanha de solidariedade vai decorrer durante o mês de novembro e, segundo a diocese de Setúbal, "os fundos angariados serão usados para auxiliar as vítimas e promover a recuperação da comunidade local, fornecendo os recursos necessários para reconstruir infraestruturas essenciais e apoiar as famílias afetadas".
O leste de Espanha, em especial a região de Valência, foi atingido na terça-feira por um temporal que causou, provavelmente, as maiores inundações da Europa neste século, disse Sánchez no mesmo dia, reconhecendo haver uma "situação trágica".
Há até agora 217 mortos confirmados e dezenas de famílias continuam a procurar pessoas desaparecidas, segundo as autoridades.
Além das vítimas mortais, o temporal causou danos em infraestruturas de abastecimento, comunicações e transportes.
Leia Também: AO MINUTO: "Estávamos na zona de emergência em minutos"; Há 140 detidos