Marcelo elogia nova embaixadora da Palestina e anuncia visitas a Brasil e Japão

O Presidente da República elogiou hoje a nova embaixadora da Palestina em Portugal, Rawan Tarek Sulaiman, e anunciou que tenciona realizar visitas ao Japão, à Chéquia e ao Brasil em 2025.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/11/2024 18:50 ‧ há 2 semanas por Lusa

País

Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa percorreu hoje durante mais de hora e meia o Bazar Diplomático, no Centro de Congressos de Lisboa, onde no ano passado teve uma troca de palavras com o anterior embaixador da Palestina, Nabil Abuznaid, que gerou polémica.

 

Hoje, o chefe de Estado passou também pela banca da Palestina no Bazar Diplomático, onde saudou a nova embaixadora, Rawan Tarek Sulaiman, que se manifestou honrada pela sua e lhe ofereceu uma lembrança da cidade de Belém, na Cisjordânia.

"Espero que um dia o meu país e o meu povo tenham paz e se vejam livres da ocupação", disse Rawan Tarek Sulaiman, perante Marcelo Rebelo de Sousa e os órgãos de comunicação social que testemunhavam a conversa.

Na resposta, em inglês, o Presidente da República elogiou a nova embaixadora da Palestina, sem se referir à situação na região: "Muito obrigado por vir para Portugal. Agora há alguém a representar a Palestina que é uma lutadora muito, muito forte, e inteligente".

Ao passar pelas bancas de alguns países, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou parte do seu calendário de viagens ao estrangeiro no próximo ano, revelando que irá à Chéquia no início de fevereiro e que já recebeu o convite para uma visita ao Brasil, que deverá acontecer no mesmo mês.

O chefe de Estado adiantou que tenciona ir ao Japão em outubro, referindo que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pretende deslocar-se a esse país em maio, no decurso da Expo 2025 em Osaka.

Leia Também: INEM. Marcelo diz que "questão" tem de ser "resolvida rapidamente"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas