As luzes de Natal da cidade de Lisboa vão acender-se "no final" deste mês de novembro e, este ano, o horário para ver as iluminações será alargado, confirmou a autarquia liderada por Carlos Moedas ao Notícias ao Minuto.
Segundo revelou a Câmara Municipal de Lisboa, a cerimónia de inauguração das iluminações de Natal "está prevista para o final de novembro" e a programação associada "será anunciada oportunamente".
Este ano, a grande novidade é que as iluminações terão um horário alargado. As luzes vão estar acesas das 17h30 às 24h00 ao domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. Já à sexta-feira e ao sábado, poderá ver as luzes entre as 17h30 e a 01h00.
No dia de Natal e na noite da passagem de ano, o horário será das 17h30 às 02h00.
No total, a Câmara Municipal de Lisboa vai realizar um investimento de 749.500 euros nas iluminações de Natal - conforme protocolo com a UACS - União das Associações de Comércio e Serviços de Lisboa - um investimento "idêntico ao do ano passado".
A autarquia refere que adotou várias medidas para a redução do consumo e a eficiência energética. A capital "será iluminada com 1.987.125 lâmpadas de baixo consumo, utilizando tecnologia LED, o que permitirá uma poupança energética de cerca de 80% em comparação com as tradicionais lâmpadas incandescentes".
No âmbito do protocolo com a UACS, a área urbana a iluminar será também igual à do ano anterior: são 45 locais, incluindo praças, ruas e avenidas da cidade. No total, indica a Câmara de Lisboa, serão instaladas "cerca de 1000 estruturas luminosas, compostas por aproximadamente 5.700 peças decorativas".
Além disso, nas iluminações de Natal deste ano "serão utilizados materiais mais sustentáveis, como plásticos biodegradáveis e recicláveis, minimizando assim a geração de resíduos". As instalações "serão recicladas no final da sua vida útil, contribuindo para uma economia circular e para a redução do impacto ambiental associado à produção e descarte".
Recorde-se que, no ano passado, as iluminações de Natal em Lisboa foram inauguradas em 30 de novembro e mantiveram-se ligadas até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, funcionando com horário reduzido para poupança e eficiência energética.
Leia Também: Luzes de Natal já estão ligadas em Viana. Multidão na inauguração