A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, confirmou, esta quarta-feira, que o seu pai, o histórico fundador e antigo presidente da Frente Nacional Jean-Marie Le Pen, está hospitalizado desde "quinta-feira à noite". No entanto, garantiu que não se trata "de mais nem de menos" do que outros episódios de saúde do ex-político francês.
"Tem 96 anos e é hospitalizado com regularidade. Não há nada de mais nem de menos do que os outros episódios que já vivemos", disse Le Pen aos jornalistas, à porta do Tribunal Penal de Paris, onde se encontra a ser julgada por desvio de fundos europeus.
Já outra fonte da Frente Nacional adiantou ao jornal francês Le Figaro que "há altos e baixos" na saúde de Jean-Marie Le Pen, de 96 anos, mas negou os rumores de que o candidato às presidenciais de 2002 estaria acamado.
Jean-Marie Le Pen era um dos acusados no caso dos assistentes parlamentares europeus do partido francês União Nacional (RN), mas, no verão, a justiça francesa decidiu isentá-lo de ser julgado devido ao seu estado de saúde.
Jean-Marie Le Pen foi presidente e cofundador da Frente Nacional, que se tornou na RN em 2018, e partido favorito na segunda volta das eleições legislativas de 7 de julho.
O processo tem como alvo principal a sua filha, Marine Le Pen, figura de destaque da extrema-direita francesa, que acabou por ser acusada com outras 24 pessoas e o RN como pessoa coletiva, por suspeita de desvio de fundos europeus entre 2004 e 2016.
Leia Também: Le Pen nega desvio de fundos do Parlamento Europeu perante tribunal