O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d'Almeida, garantiu, esta quarta-feira, que está a trabalhar "com grande proximidade" com as Unidades Locais de Saúde para assegurar as escalas dos profissionais de saúde durante o período festivo do Natal e Ano Novo.
"Em relação às épocas festivas e à época de dezembro, que é sempre um bocadinho mais complexa, nós estamos a trabalhar com grande proximidade com as Unidades Locais de Saúde (ULS) para assegurar que ocorrem dentro da normalidade", disse o responsável em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita ao hospital Amadora-Sintra.
Gandra d'Almeida garantiu que "esse trabalho é diário e contínuo". "Já temos a maioria das escalas asseguradas, mas continuamos a trabalhar todos os dias para assegurar que as coisas funcionam dentro da normalidade", reiterou.
Reconhecendo que o inverno é "sempre uma altura muito complexa, de uma grande demanda do Serviço Nacional de Saúde e das urgências", o diretor-executivo disse estar a fazer os possíveis "para minimizar" os constrangimentos.
"São alturas muito difíceis e com a altura das festas ainda maior. Mas, com a proximidade às ULS, estamos a fazer os possíveis para garantir que a resposta exista para todos os portugueses", acrescentou.
António Gandra d'Almeida e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reuniram-se esta quarta-feira com o Conselho de Administração do hospital Amadora-Sintra após 10 cirurgiões terem saído da unidade em outubro.
Leia Também: Mais de 50 mil estrangeiros sem seguro ou protocolo atendidos no SNS