Perante o agravamento do estado do tempo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) recordou, esta quinta-feira, que “as condições climatéricas exigem cuidados redobrados” no que diz respeito à condução. A autoridade elaborou, por isso, uma lista de conselhos que deverá seguir para que se mantenha em segurança.
Entre as medidas elencadas, a GNR apontou ser importante “verificar que os pneus estão em bom estado de conservação e pressão”, além de “certificar-se que o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento”.
“Verificar o sistema de travagem, o limpa para-brisas e o estado de conservação das escovas”, “circular com os ‘médios’ ligados” e “ter especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias” são outros dos conselhos divulgados.
Mas, “acima de tudo”, a GNR lembrou a necessidade de “adotar uma condução defensiva, moderar a velocidade e aumentar a distância de segurança entre veículos”, devendo também manter-se “informado” e cumprir “as indicações das autoridades”.
Saliente-se que cinco distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, localmente fortes, que poderão ser acompanhados por trovoadas e granizo, devido a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje e novamente na sexta-feira entre as 03h00 e as 21h00.
O aviso amarelo de chuva para os distritos de Lisboa e Setúbal vai vigorar entre as 12h00 e as 18h00 de hoje e em Santarém das 15h00 às 21h00 de hoje.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
De acordo com o IPMA, está prevista a partir de hoje uma mudança do estado do tempo devido a uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, que se deslocou gradualmente de nordeste para sudoeste em direção a Portugal continental, e que se irá posicionar a norte da Madeira e a oeste do território continental nos próximos dias.
Leia Também: Chuva forte e trovoada colocam 5 distritos do continente a 'amarelo'