A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) alerta para uma burla que afeta os donos de animais desaparecidos.
Segundo o alerta, publicado a 15 de junho, pela OMV, inicialmente noticiado pelo Jornal de Notícias e ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso, a burla consiste na procura de anúncios nas redes sociais sobre animais desaparecidos, publicados pelos donos.
Com conhecimento do desaparecimento, os burlões contactam os donos dos animais e apresentam-se como sendo de uma clínica veterinária, mais concretamente, que são médicos veterinários.
Após a (falsa) apresentação, informam "que o animal foi encontrado e que necessita de cuidados médicos urgentes". Para que estes sejam realizados, solicitam "o imediato pagamento de determinada quantia".
Para se precaver desta tentativa de burla, a OMV aconselha a que, antes de proceder ao pagamento de qualquer quantia, peça "o nome e o número da cédula profissional do médico veterinário e nome do Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) em que trabalha" e, assim que recolhe estes dados, verifique o site da OMV.
No site, deve aceder a "Pesquisa Membros - OMV - Ordem dos Médicos Veterinários" e confirmar se o médico que o está a contactar se encontra inscrito como médico veterinário. Deve ainda "contactar o CAMV (certificando-se de que o número de telefone corresponde ao do CAMV) para confirmar a informação transmitida na chamada telefónica".
Para além disso, é ainda aconselhado a que se desloque presencialmente ao CAMV "para poder tomar conhecimento direto da situação".
A OMV alerta, ainda, que caso tenha sido vítima de tentativa de burla e queira fazer queixa, deve registar o número de contacto que lhe ligou e ligar a uma entidade policial.
Leia Também: PJ detém (mais um) suspeito responsável pela burla 'Olá mãe, olá pai'