No Porto, o espírito natalício é bem-vindo já no dia 30 de novembro. No arranque das festividades, que se prolongam até 6 de janeiro, a Árvore de Natal instalada na Avenida dos Aliados será iluminada, momento que contará ainda com a projeção de um vídeomapping na fachada da Câmara do Porto e um espetáculo de fogo de artifício, a partir das 18h00.
"O Porto volta a ‘vestir-se à altura’ para acolher mais uma época de euforia e muita luz, convidando as pessoas a desfrutar de uma programação pensada para todas as idades, cheia de partilha e vários encontros", salientou a autarquia, em comunicado.
Este ano, a Árvore de Natal conta com "um design renovado e com uma amplitude mais tridimensional", mas as novidades não se ficam por aqui. É que a ligação das luzes, que está agendada para as 18 horas do dia 30 de novembro, estender-se-á "por um perímetro de 94 arruamentos", com a expansão à Rua Cândido dos Reis, ao Cais da Ribeira e à Rua de São Roque da Lameira.
"Até 6 de janeiro, a iluminação funcionará de domingo a quinta-feira, das 17h30 às 23 horas. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o funcionamento prolonga-se até às 24 horas. Sublinhe-se que 98% da iluminação é composta por tecnologia LED de alta eficiência", lê-se.
No dia 30 de novembro, o palco dos Aliados receberá "o primeiro grande concerto desta temporada", com a atuação de Fernando Daniel, a partir das 18h30. Já a 8 de dezembro, será a vez de Marisa Liz tomar o pódio, às 18 horas. Depois, a 22 de dezembro, o palco da Avenida acolherá a comemoração dos 30 anos de carreira de Rodrigo Leão, à mesma hora.
"Todos os grandes espetáculos terão acompanhamento de Língua Gestual Portuguesa, tornando o programa de Natal ainda mais inclusivo e acessível a todos", apontou a Câmara.
Como é habitual, o Jardim de João Chagas, na Cordoaria, voltará a receber o Mercado de Natal da Ágora. "Aberto de segunda-feira a domingo, até dia 23 de dezembro, e neste ano com um horário mais alargado, o local reúne artesãos e comerciantes que, através dos seus trabalhos, prometem tornar o Natal ainda mais mágico", informou a autarquia.
A Tenda de Natal acolherá espetáculos de música, dança, teatro e novo circo, enquanto a Tenda de Cristal contará com dezenas de oficinas para os mais novos.
Não faltará também a Pista de Gelo Natural e o Carrossel Parisiense, cujo acesso é permitido apenas a menores de 10 anos. A entrada é livre, mas é necessário o levantamento de bilhete.
Leia Também: Lisboa com estacionamento e transporte gratuitos para ver luzes de Natal