Depressão Bert pode causar inundações. "Noite será o mais crítico"

Depois de ter passado pela Madeira, a superfície frontal fria está a aproximar-se de Portugal continental. A chuva chega ao final da tarde.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/11/2024 13:16 ‧ 24/11/2024 por Notícias ao Minuto

País

Meteorologia

A tempestade Bert, que ao início da tarde deste domingo está a noroeste das ilhas britânicas, traz consigo uma superfície frontal fria que, depois de ter afetado a Madeira com "precipitação forte", chegará a Portugal continental ao final da tarde, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar seis distritos do Norte e Centro do país em aviso laranja.

 

Viana, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu serão os mais afetados e abrangidos pelo aviso laranja, mas a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço avisa que a intempérie "vai afetar todos os distritos do território do continente" e espera-se que "o período da noite seja o mais crítico".

"Com ocorrência de precipitação forte. Vai afetar todos os distritos do território do continente e todos eles, com exceção do distrito de Faro, estão sob aviso de precipitação. Claro que a zona Norte será a mais gravosa, com valores de precipitação acumulados mais significativos, daí o aviso laranja", explicou Ângela Lourenço, em declarações à RTP.

A especialista avisa que há possibilidade de ocorrência de inundações devido à chuva forte.

"Até o nível amarelo pode causar impactos, dependendo das atividades que as pessoas desenvolvem no exterior. Inundações urbanas, pequenas ribeiras que possam transbordar, lençóis de água que afetem a condução na estrada. O aviso de rajada varia de distrito para distrito, mas perto da meia-noite a situação estará mais tranquila", referiu a meteorologista.

Tempo melhora a partir de segunda-feira, mas vem aí mais frio

Na Madeira, apesar de a superfície frontal fria já ter passado, ainda é possível que se registe "precipitação com alguma intensidade e com trovoada" este domingo.

No que toca às previsões para o continente, para a próxima semana, a meteorologista afirmou que a partir da manhã de segunda-feira já se vai verificar uma "melhoria das condições meteorológicas sem vento ou com vento muito fraco", mas ficará mais frio.

A precipitação deverá regressar na sexta-feira, dia 26, e trará uma subida da temperatura associada ao regresso da chuva.

Leia Também: Tempestade Bert faz três mortos no Reino Unido

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas