"Uma necessidade" na cidade de Braga, "nomeadamente na zona da Universidade (do Minho) e do Hospital", impulsionou a criação de uma creche, situada na Rua Caixas de Águas, em Gualtar, com horário alargado.
O presidente do Centro Social Vale do Homem (CSVH), Jorge Pereira explicou, em declarações ao Notícias ao Minuto, que a creche 'Clube dos Pequenos', que irá também funcionar como berçário, foi pensada com o objetivo de ir "ao encontro do horário de trabalho dos pais" com turnos fora do dito normal.
O espaço contará com um horário de funcionamento entre as 6h30 e as 00h30, todos os dias da semana, durante "todo o ano". O presidente da CSVH reiteira que "essas pontas não eram cobertas por nenhuma creche".
O projeto do CSVH, cujo terreno foi cedido pelo município de Braga, tem data prevista de abertura no próximo dia 16 de dezembro e conta já com uma equipa "pronta a abrir", na qual se incluem, por exemplo, um músicoterapeuta.
"Queremos ser uma das melhores creches no país", afirma Jorge Pereira.
O espaço acolhe crianças entre os zero meses e os três anos de idade e tem sido alvo de uma procura elevada: até ao final de novembro foram contabilizadas 444 inscrições para o 'Clube dos Pequenos', que tem uma lotação para 92 crianças.
As famílias que contam já com inscrição na creche terão ainda oportunidade de visitar as instalações, no próximo dia 13 de dezembro, antes da abertura oficial, durante um 'open day' onde poderão conhecer quem vai tomar conta dos pequenos.
Cada criança só pode, no entanto, frequentar a creche durante 11 meses, para garantir que está "de férias um mês". Para além disso, os menores "não podem estar mais de 11 horas na creche", período este que pode aumentar em alguns casos, como, por exemplo, para quem trabalha no Hospital do Minho, que pode ter turnos de 12 horas - esses pais "são uma excepção".
A instituição, inserida no programa Creche Feliz, da Segurança Social (SS), pretende ainda que esta "seja gratuita".
Em janeiro de 2025, o 'Clube dos Pequenos' vai ainda disponibilizar um serviço de 'babysitting', onde quem precisa, por estar a fazer uma cadeira em falta na Universidade ou por ter uma consulta no Hospital e não querer levar a criança para esse ambiente, "durante uma hora ou duas pode deixar a criança na creche", indica Jorge Pereira.
O presidente do CSVH revela que "outros projetos estão a ser aplicados no país" com o mesmo objetivo, nomeadamente em Coimbra e em Faro.
O Centro Social Vale do Homem é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) cujo objetivo é "promover o desenvolvimento social e o bem-estar das pessoas", pode ler-se no site. A IPSS nortenha atua também nas áreas de saúde mental, social, educacional/formativa e cultural.
Leia Também: Aprovada avaliação de incentivos para empresas criarem creches