Os polícias da PSP vão beneficiar do acelerador de progressão nas carreiras, que permite uma valorização salarial adicional, sendo o pagamento efetuado este mês, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
Segundo um documento a que Lusa teve acesso, o impacto financeiro total da aplicação do acelerador de carreiras na PSP é de cerca de 16 milhões de euros este ano.
O acelerador de carreiras era uma das exigências dos sindicatos da PSP, tendo recentemente a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) pedido ao MAI uma solução imediata para esta questão.
Em declarações à Lusa, o presidente da ASPP, Paulo Santos, considerou este passo positivo, mas alertou o MAI para a resolução de mais duas outras questões antes de ter início, a 06 de janeiro, as negociações sobre as carreiras e remunerações.
"Para se iniciar o processo negocial de janeiro com tranquilidade esperamos que o Governo resolva a alteração da legislação para mudança de nível remuneratório dos atuais três para dois anos e publique o despacho da pré-aposentação", disse Paulo Santos.
O retomar das negociações a 06 de janeiro ficou decidido em julho quando os sindicatos acordaram com o MAI o aumento do suplemento de missão.
Leia Também: MAI clarifica progressões na carreira da PSP. Pagamento será este mês