"Parabéns". Montenegro saúda von der Leyen pelo acordo UE-Mercosul

O primeiro-ministro português defendeu hoje que a União Europeia tem de avançar rapidamente com a criação da maior zona de comércio livre do mundo, numa mensagem de parabéns a Ursula von der Leyen, na rede social X.

Notícia

© Nick Gammon / AFP) (Photo by NICK GAMMON/AFP via Getty Images

Lusa
06/12/2024 16:27 ‧ 06/12/2024 por Lusa

País

Luís Montenegro

"Parabéns, @vonderleyen pela histórica conclusão das negociações do Acordo UE-Mercosul. Temos que avançar rapidamente com a criação da maior zona de comércio livre do mundo, com 700 milhões de consumidores, criando oportunidades para os nossos cidadãos e empresas", escreveu Luís Montenegro.

 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje que a União Europeia (UE) e os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) chegaram a acordo político para aquele que será o maior acordo comercial do mundo.

Falando à imprensa a partir de Montevidéu, no Uruguai, onde se deslocou para uma reunião de líderes da UE e do Mercosul a propósito das negociações sobre esta parceria de comércio e investimento que servirá um mercado de 700 milhões de consumidores, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen vincou que "este acordo não é apenas uma oportunidade económica, é uma necessidade política".

A UE e Mercosul têm mantido contacto regular, o que permitiu hoje concluir as negociações políticas nomeadamente em questões como os compromissos ambientais, após um primeiro aval em 2019, que não teve seguimento.

"Histórico". Portugal vai fazer parte do maior acordo comercial do mundo

A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que a União Europeia (UE) e os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) chegaram a acordo político para aquele que será o maior acordo comercial do mundo.

Lusa | 13:22 - 06/12/2024

Leia Também: Montenegro acredita que o seu Governo "faz jus" à AD de Sá Carneiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas