O Chefe de Estado-Maior da Armada da Marinha Portuguesa, o Almirante Henrique Gouveia e Melo, recebeu o Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo, que regressou, esta quarta-feira, à base naval de Lisboa após 113 dias de missão.
Num comunicado publicado no site da Marinha, lê-se que na cerimónia de chegada, o almirante Gouveia e Melo "enalteceu o trabalho dos militares", referindo ainda que o "navio participou em diversas operações".
"Devem estar todos muito satisfeitos pela forma como cumpriram a missão, tendo orgulhado a Marinha Portuguesa, as Forças Armadas e o País", afirmou Gouveia e Melo
De acordo com a nota, "além das atividades de cooperação no domínio da defesa", foram também desenvolvidas "ações de formação, visitas a bordo e exercícios com Marinhas de outros países".
O NRP Viana do Castelo completou assim mais uma missão da iniciativa Mar Aberto que tem como objetivo "realizar ações de apoio ao desenvolvimento de uma cultura de segurança marítima" e ainda o "fortalecimento das capacidades associadas junto dos estados da África Ocidental e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa".
O navio é comandado pelo capitão-de-fragata Ricardo Sá Granja, tendo também 60 militares a bordo, onde está ainda incluída uma equipa de segurança dos Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa de operação de sistemas aéreos não tripulados.
O NRP Viana do Castelo navegou mais de 1.600 horas, tendo percorrido mais de 190 mil milhas náuticas e visitou 11 países, onde cinco eram países de língua oficial portuguesa.
Leia Também: Marinha lançou militares para o mar com paraquedas manuais pela 1.ª vez