O frio que se fez sentir em Portugal Continental na última semana vai agravar-se ligeiramente em algumas zonas do interior Norte e Centro do país, com as temperaturas mínimas a apresentarem valores negativos no início da semana, que podem variar entre os -4 a 0 graus, enquanto as temperaturas máximas vão estar entre os 6 e 20 graus, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nas regiões do litoral Norte, Centro e no Sul, os termómetros podem variar entre os 18 a 20 graus de temperatura máxima.
Segundo o IPMA, a temperatura "deverá apresentar pequenas variações devido à passagem de superfícies ou ondulações frontais".
No entanto, as temperaturas médias devem permanecer acima do normal para esta altura do ano, variando entre "+1 e +3°C em praticamente todo o território". Ainda assim, os meteorologistas preveem que "tenderão gradualmente a aproximar-se do normal para a época do ano".
No início da semana, o território português estará ainda "sob a influência do anticiclone, localizado entre França e Espanha". O vento vai predominar no quadrante sul ou oeste mas, de acordo com o IPMA, pode alternar com períodos de vento fraco, consoante a posição do anticiclone. Se isso acontecer, espera-se a "formação de geada, neblina ou nevoeiro e acentuado arrefecimento noturno".
Quanto à chuva, prevê-se precipitação "nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com maior probabilidade na quarta-feira".
Em Lisboa prevê-se que chova na quarta e quinta-feira, tal como no Porto e no Alentejo. No Algarve deve continuar sem chover.
O IPMA alerta ainda que a "anomalia da precipitação total prevê-se ligeiramente acima do normal para alguns locais do litoral Norte e abaixo do normal em alguns locais da região Sul".
Leia Também: Inverno, és tu? Estes signos querem frio a toda a hora