A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a fazer, ao início da tarde desta quinta-feira, uma "operação especial de prevenção criminal" na zona da Praça do Martim Moniz, em Lisboa. A operação começou por volta das 15h00, com algumas pessoas a serem revistadas logo no início e, às 16h45, ainda decorria.
"Esta operação está a decorrer na zona da Praça do Martim Moniz, área onde frequentemente se registam ocorrências que envolvem armas. Neste sentido, um forte dispositivo da Polícia de Segurança Pública, representado por diversas valências (trânsito, ordem pública, investigação criminal e fiscalização policial)", pode ler-se no comunicado da PSP.
Em declarações à RTP, a subcomissário da PSP Ana Ricardo esclareceu que esta operação, em coordenação com o DIAP, avançou depois de a polícia registar, "nos últimos tempos", diversas ocorrências com "armas brancas e outro tipo de armas proibidas". Para já, estão à procura de armas e não revelam se já algo foi apreendido.
"O enfoque são as armas para prevenção da criminalidade", explicou Ana Ricardo.
A Rua do Benformoso, onde existe uma grande concentração de imigrantes e comércio, está totalmente vedada ao público.
O objetivo das autoridades é "alavancar a segurança e tranquilidade" da população da freguesia de Santa Maria Maior.
A polícia alerta que, durante o dia, pode haver detenções de "suspeitos da prática de crimes de posse ilegal de arma" e apreensão de armas que "sejam encontradas o interior de veículos suspeitos".
A ação vai decorrer em "locais considerados e avaliados de maior risco" como "cafés e associações".
Segundo a PSP há seis mandados de busca não domiciliários.
[Notícia atualizada às 16h49]
Leia Também: Se vai viajar este Natal, fique a par de onde estarão os radares da PSP