As operações de Natal e Ano Novo da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) registaram, até à manhã desta segunda-feira, 19 vítimas mortais. Os dados da guarda dão conta de quatro mortos no fim de semana. Já a polícia não registou qualquer vítima mortal.
Os acidentes dos quais resultaram os quatro mortos trataram-se de uma colisão e três despistes.
Nos últimos três dias, a GNR registou 462 acidentes, dos quais resultaram também 11 feridos graves e 153 ligeiros.
Dos 34.463 condutores fiscalizados desde sexta-feira pela guarda, 235 conduziam com excesso de álcool e 138 acabaram detidos com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 73 pessoas por conduzirem sem carta.
A guarda detetou 7.507 contraordenações das quais destaca 1.399 por excesso de velocidade, 635 por falta de inspeção periódica obrigatória e 241 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A GNR avisa ainda, no comunicado, que a operação irá continuar nos próximos dias e, além das infrações referidas anteriormente, dará prioridade ao uso indevido do telemóvel, utilização incorreta do cinto de segurança e "incorreta execução de manobras de ultrapassagem, mudança de direção e de cedência de passagem".
"A GNR reafirma o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado. Contamos com o contributo e a responsabilidade de todos para que estas festividades sejam celebradas em segurança e sem tragédias a lamentar", acrescenta a mesma nota.
PSP regista 344 acidentes e faz 206 detenções
Já a PSP, nas últimas 72 horas, registou 344 acidentes, sem qualquer vítima mortal, mas com quatro feridos graves e 108 ligeiros.
Entre as 206 detenções, 107 foram por crimes rodoviários, 75 por condução de veículo "em estado de embriaguez" e 32 por condução sem carta. Foram ainda detidas nove pessoas por posse de arma proibida, 14 por furtos ou roubos e 13 por tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas mais de 1.572 doses individuais.
Na estrada, a polícia fiscalizou 4.591 viaturas e detetou 1.005 infrações rodoviárias entre as quais se destacam 220 por condução em excesso de velocidade, 141 por falta de inspeção periódica obrigatória e 36 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
[Notícia atualizada às 10h04]
Leia Também: GNR regista quatro mortos no sábado e mais de 300 acidentes em 48 horas