Nove pessoas detidas em operação especial da PSP hoje em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou hoje uma operação especial de prevenção na zona dos Olivais, em Lisboa, e foram detidas nove pessoas e apreendidas uma arma branca e uma arma de fogo, informou fonte policial.

Notícia

© ShutterStock

Lusa
30/12/2024 11:38 ‧ há 3 dias por Lusa

País

Lisboa

Segundo adiantou fonte da PSP à agência Lusa, esta operação aconteceu pelas 07:00 da manhã desta sexta-feira e está inserida nas operações especiais de prevenção criminal. No total, foram emitidos e cumpridos 22 mandados de busca domiciliária.

 

À Lusa, o comandante da divisão de investigação criminal da PSP, subintendente Rui Costa, especificou que estiveram no terreno cerca de 120 agentes, não foram registados incidentes e que a operação envolveu também bairros das freguesias de Chelas, Marvila e Parque das Nações.

"Colocamos mais polícias justamente para não haver incidentes nenhuns. Quantos mais meios policiais colocarmos no terreno, mais garantias temos de que não há incidentes nem para os polícias nem para os intervenientes", explicou.

Além das nove pessoas detidas, os agentes da PSP conseguiram ainda apreender munições de vários calibres, uma arma de fogo, uma arma branca, uma réplica de arma de fogo (conhecida como airsoft), uma soqueira, um bastão extensível, vários tipos de estupefaciente, uma balança de precisão e 21 garrafas de óxido nitroso.

Em relação à droga apreendida, o número de doses em causa ainda está por determinar.

Esta operação foi feita ao abrigo da Lei das Armas e, segundo o subintendente Rui Costa, tratou-se de "uma operação preventiva para apreender armas".

"Foi feita uma análise de ocorrências nos últimos dois anos nestes locais" e às pessoas que foram alvo de buscas, explicou o coordenador desta operação, acrescentando que "as casas que foram alvo de busca pertencem, ou vivem lá, pessoas que nos últimos dois anos estiveram envolvidas em situações com armas" brancas ou de fogo.

Nestas zonas foram registadas, nos últimos dois anos, 35 ocorrências com armas brancas e de fogo. "Houve sobretudo roubos praticados maioritariamente com armas brancas, mas também com armas de fogo", adiantou o subintendente Rui Costa.

Esta operação especial de prevenção criminal acontece quase duas semanas depois da realizada no Martim Moniz, também em Lisboa, e que está a ser alvo de críticas.

[Notícia atualizada às 13h10]

 

Leia Também: Imagens polémicas no Martim Moniz? "Sou muito honesto, não gostei de ver"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas