A greve dos Trabalhadores da Higiene Urbana da Câmara de Lisboa terá chegado ao fim, após vários dias de paralisações e muito lixo pelas ruas da capital.
Na rede social X a autarquia partilhou um vídeo que mostra a recolha de resíduos a ser feita.
"A recolha de resíduos foi retomada hoje, 2 janeiro. Estamos a limpar a cidade. Lisboa limpa sim. Precisamos de todos, contamos com todos", lê-se na conta da rede social X do município.
Apesar disso, os impactos da greve devem ser visíveis até 3 de janeiro e a normalidade só deve ser reposta a partir do dia 4.
Recorde-se que a crise do lixo em Lisboa tem dado muito que falar. Há meses que a oposição acusa o presidente da autarquia de não estar a gerir da melhor forma este problema.
Em dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa decidiram convocar uma greve, justificando o protesto com a ausência de respostas da Câmara aos problemas que afetam o setor, em particular ao cumprimento do acordo celebrado em 2023, que prevê, por exemplo, obras e intervenções nas instalações.
A greve foi geral a 26 e 27 de dezembro e contou com serviços mínimos entre 26 e 28 de dezembro (realização de 71 circuitos diários de recolha de lixo, envolvendo 167 trabalhadores).
Paralelamente, houve também greve ao trabalho extraordinário, que se iniciou no dia 25. Já no dia de Ano Novo houve uma paralisação e constrangimentos também até às 6 horas desta quinta-feira.
A recolha de resíduos foi retomado hoje, 2 janeiro. Estamos a limpar a cidade.
— Lisboa (@CamaraLisboa) January 2, 2025
# Lisboa limpa sim. Precisamos de todos, contamos com todos. pic.twitter.com/LcKgkQFkWV
Leia Também: Bloco na CML sobre greve: "Crise do lixo é responsabilidade de Moedas"